Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Currículo: sua porta de entrada ou sua porta de saída das empresas!

Nós, profissionais as área de Recursos Humanos, temos nos deparado com um problema no recrutamento de pessoas para o mercado de trabalho: currículos com informações distorcidas ou inventadas por parte dos candidatos.

O que a maioria destes candidatos não sabe é que isso é um erro gravíssimo; colocar no currículo informações que não condizem com a realidade dos fatos. E mais grave ainda: manter esta mentira durante uma entrevista de emprego, levando ainda até o momento da contratação por parte da empresa (que fatalmente descobrirá isso e imediatamente suspenderá a contratação)!

Cada vez mais as empresas tem analisado esta conduta moral dos futuros candidatos, verificando a veracidade das informações passadas primeiramente no currículo, e depois nas demais etapas do processo seletivo ao qual estão participando.

Inventar informações no currículo é um erro muito grave, e pode fechar muitas portas para um candidato! Até porque as empresas hoje se comunicam muito mais entre si, e fatalmente acabam trocando e compartilhando informações no intuito de minimizar futuros problemas deste tipo, onde os candidatos acabam sendo “marcados” por atitudes inadequadas como esta.

Por exemplo, algumas mentiras que nos deparamos nas informações fornecidas pelos candidatos em seus currículos são os seguintes:

- Idioma: colocar conhecimento avançado, quando na verdade é básico (isto é fácil de ser verificado);

- Escolaridade: incluir cursos não realizados ou inacabados, graduação ou cursos técnicos trancados (como se estivessem sendo cursados ainda ou já estivessem concluídos...), mentir, por exemplo, que tem o ensino médio quando na verdade está com ensino médio incompleto, entre outros erros graves;

- Inventar experiências ou superestimar cargos e funções anteriores em outras empresas, criando até cargos que não existiram;

- Omitir ou inventar o tempo de permanência nas empresas anteriores que trabalhou (é fundamental descrever pelo menos no currículo o mês e o ano de permanência nos trabalhos anteriores);

- Mentir sobre o endereço, idade, estado civil ou salários anteriores (como forma de manipular a escolha por parte da empresa);

- Inventar domínio e conhecimentos de informática no currículo, que neste caso, não possui.

Vale lembrar que o currículo é um documento importante, que retrata inicialmente uma breve apresentação, ou comparando como sendo um “cartão de visitas” do candidato para as empresas. Portanto, obrigatoriamente, precisa ser algo sério, correto, sem exageros ou mentiras, que poderão ser facilmente descobertas.

Dada a freqüência que isto tem ocorrido existe até um Projeto de Lei do Deputado Carlos Bezerra, do ano de 2009, que classifica como crime falsificar ou alterar o teor do currículo.

E quem sairá perdendo mais com estas mentiras e invenções no currículo? Com certeza será o próprio candidato, que pode realmente “manchar” seu nome fechando muitas portas que dificilmente se abrirão novamente.

Por isso vale aqui um alerta e ao mesmo tempo uma dica: faça uma importante reflexão sobre sua carreira e sobre suas competências, e onde você almeja chegar.

Mostre com veracidade (primeiramente no seu currículo, e depois no decorrer de todo o processo seletivo ao qual está participando) quem você é, sua trajetória profissional, suas habilidades e conhecimentos. Afinal, este é um comportamento básico e essencial para quem quer conquistar um bom espaço no mercado de trabalho!

Por:
Telma Esmerio
Administradora de Empresas
Diretora da Acerte Assessoria Empresarial
e da Certa Desenvolvimento Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?