Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O impacto do comportamento e conduta profissional no mercado de trabalho

Telma Esmerio
Administradora de Empresas
Diretora da Acerte Assessoria Empresarial
e da Certa Desenvolvimento Humano

Faço parte de um Grupo de RH coordenado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo (através da nossa dedicada Elaine de Paula), juntamente com minhas colegas Cibele (da Cauduro), Janaíne (do SENAC), Angelita (da Sulmix), Anna (da Tanac) e Michele (da Unimed), entre outras.

Temos nos reunido quinzenalmente para debater e estudar diversos assuntos pertinentes a área de Recursos Humanos nas empresas, e como podemos contribuir de forma mais significativa para melhorarmos alguns pontos críticos que estamos percebendo.

Pensando nisto o Grupo de RH elaborou em parceria com a ACI Montenegro o Projeto “Construindo sua Carreira”, no intuito de mobilizar ações práticas na comunidade local para sensibilizar estudantes, escolas, profissionais, pais, professores, entre outros, a respeito do perfil que hoje as empresas buscam contratar, e como estes futuros candidatos a vagas podem se preparar melhor para este mercado de trabalho em termos de comportamento e conduta profissional.

Sabemos que lidar com pessoas não é uma tarefa fácil nas empresas, principalmente no que diz respeito a alinhá-las a cultura, conduta, postura, valores, missão, visão, etc. Mas será que muitas vezes não falta também o comprometimento e interesse destas pessoas pela sua carreira, perante seu trabalho ou novas oportunidades, facilitando este importante processo a dar certo?

E neste ponto entram aí várias questões que temos debatido incansavelmente no Grupo de RH, algumas do tipo:

- Por que as pessoas quando recrutadas para uma entrevista de trabalho simplesmente não comparecem e não dão sequer retorno para a empresa, demonstrando total descomprometimento e desinteresse?

- Por que, em muitas vezes, se apresentam em uma entrevista de trabalho de forma inadequada, desde a apresentação pessoal, vocabulário, falta de postura, etc?

- Por que as pessoas não observam com mais cuidado sua postura e conduta nas redes sociais, como Facebook, Twitter, entre outras (nunca esquecendo que hoje as empresas também pesquisam os candidatos utilizando estas ferramentas)?

- E quanto ao comportamento? Nunca esquecendo de refletir sobre assuntos como responsabilidade, pontualidade, educação, cortesia, maturidade?

Desenvolvemos também um Blog como forma de nos comunicarmos diretamente e darmos dicas práticas para pessoas interessadas nestes assuntos de Recursos Humanos, tais como: dicas de um bom currículo, apresentação em entrevista, comportamento, legislação, dicas de leitura.

O endereço deste Blog do Grupo de RH é http://www.rhgruporh.blogspot.com

Também aproveito para comentar que no dia 20/06/12 às 19horas ocorrerá o MIX Profissional, evento promovido pela ACI Montenegro e pelo Grupo de RH, com exposição de empresas, bate-papo com empresários e outras atividades. Uma ótima oportunidade para se atualizar e conhecer mais empresas de nossa cidade. Informações pelo fone 30574344.

O comportamento, sem dúvida, é fator decisivo para que um profissional tenha uma carreira bem sucedida e se realize plenamente. Portanto, prepare-se e fique atento a este importante assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?