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terça-feira, 3 de julho de 2012

Administração do tempo: uma preciosa ferramenta na qualidade das relações interpessoais

Telma Esmerio
Administradora de Empresas
Diretora da Acerte Assessoria Empresarial
e da Certa Desenvolvimento Humano


Uma das coisas mais fascinantes do trabalho que eu realizo na área de RH é o contato permanente com diferentes perfis de pessoas, seja dentro das empresas, seja nos cursos que realizo, seja através das diversas pessoas que entrevisto todas as semanas ou do meu próprio círculo de amigos e familiares.

Essa troca de idéias compartilhando e interagindo com pessoas diretamente é um grande momento de aprendizado, e auxilia a compreender melhor tudo que nos cerca, e entender porque as pessoas adotam determinadas posturas em certas situações.

É neste momento que entra o famoso quesito chamado administração do tempo, percebendo o quando podemos melhorar nossas relações com as pessoas se soubermos utilizar mais eficazmente este fator importantíssimo.

Algumas pessoas colocam grande energia em determinadas atividades, tendo inclusive dificuldade no senso de priorização. E por vezes se esquecem do quanto é necessário destinar parte desta energia diretamente para as pessoas.

Uma das coisas que tenho percebido no mercado atual que estamos vivendo é que algumas pessoas não se dão conta de que ser desinformado, ser uma pessoa de difícil temperamento pessoal, desinteressado pelo que acontece no “mundo” que o cerca (ou sendo mais direta, desinteressado por sua cidade, comunidade, amigos, estudo, família, trabalho, relacionamentos importantes, entre outros) é algo muito negativo para a sua “marca pessoal”.


Existe um pensamento bem interessante que diz: “Sem tempo significa que outra coisa é mais importante para mim.” Pensou nisto? Pois é exatamente este sentimento que passam aqueles que estão sempre ocupados para as pessoas que os procuram solicitando algum tipo de suporte, ou até mesmo uma boa conversa.

E o tempo que dedicamos para as pessoas sempre é valioso; significa algo importante e que faz sentido para nós, seja onde for ou como for utilizado.

E como disse Cazuza em uma de suas lindas letras “o tempo não pára, não pára, não, não pára...”

Estou filosofando ou viajando muito? Sinceramente, acredito que não. Tenho também identificado neste universo de Recursos Humanos que aquelas pessoas que sabem aproveitar bem o seu tempo, que se preocupam de verdade com sua marca pessoal e com sua identidade são mais felizes e realizadas. Isso se reflete nas ações destas pessoas no dia-a-dia, na forma como tratam os demais, no seu comportamento, respeito e a qualidade pela qual se empenham em busca de ótimas relações interpessoais.

E para os gestores, como identificamos estas características? São aquelas pessoas que escutam as opiniões de sua equipe e analisam, valorizam tanto o desempenho técnico quanto o humano (com uma mesma importância), não estão permanentemente ocupados ou em reuniões intermináveis e valorizam o tempo de contato direto com colegas de trabalho e clientes. Não consideram este contato uma “perda de tempo”, mas sim um ganho de aprendizado.

Portanto, seguem algumas dicas importantes para melhorar sua administração do tempo com as pessoas:

- Respeito: É importante ter sempre em mente que o outro, assim como nós, tem muitas qualidades e defeitos e que cada um de nós possui sentimentos e que nos guiamos por escala de valores diferentes;

- Nunca se considere o dono da verdade: Por mais que possamos conhecer sobre um assunto, ainda assim haverá muitos aspectos com relação a ele que desconhecemos, sempre haverá algo mais a aprender com as pessoas, uma maneira diferente de ver;

- Seja diferente: se destaque dos demais, faça algo extra, inesperado, preocupe-se e se interesse em ajudar as pessoas;

- Tenha interesse pelas pessoas: Por mais diferentes que possamos ser, queremos que se interessem por nós;

- Dar tempo: Ouça com atenção para identificar oportunidades de dar suporte para as pessoas. Temos que dar tempo às pessoas para que elas possam nos informar sobre elas mesmas, seus interesses e problemas. Portanto, devemos saber ouvir;

- Na empresa: tenha um canal de comunicação fácil de acessar pelo cliente;

- Nunca esqueça: a internet, embora seja uma incrível fonte de comunicação, não substitui o contato pessoal. Sendo assim, se possível for, não abra mão de “olhar nos olhos” das pessoas.

Para concluir lembrei-me também de um trecho de uma linda música do Legião Urbana que dizia “...todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo...temos todo tempo do mundo...”. No meu ponto de vista, para este tempo ser bem aproveitado!

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