Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Endomarketing: em manutenção!

Podemos ver um movimento constante no mercado voltado para a valorização e o desenvolvimento dos profissionais. As empresas investem em diferentes estratégias e aplicam uma gama diversificada de técnicas de motivação, incentivo e treinamentos para buscar mais atitude, pró- atividade, e um trabalho em equipe com muita sintonia.

É aí que entra o endomarketing como uma estratégia forte, que vem para atuar em todas as áreas da empresa, com o objetivo de realizar trocas, construir lealdade, compartilhar objetos empresariais e sociais, cativando e cultivando harmonia para as relações.

Um programa completo de endomarketing deve focar ações de comunicação, eventos de integração, sejam eles apenas entre colaboradores ou entre colaboradores e seus familiares, atividades que relaxem e motivem os participantes e proporcionar muitos momentos de aprendizado, sendo eles em formato de treinamentos, palestras ou encontros rápidos.

Colocar em prática um endomarketing ativo, que realmente atinja os objetivos propostos requer muita persistência, profissionalismo e dedicação, mas o mais importante neste processo é pensarmos, já de início, na sua manutenção. Que tipo de ações serão realizadas para manter a energia e a motivação dos colaboradores entre a aplicação de uma técnica e outra?

Para a manutenção, pense em ações pequenas, pense nos detalhes, em atividades simples, mas que fazem a diferença e auxiliam a manter o ritmo de motivação, integração e desenvolvimento proposto pelo endomarketing.

Realizar periodicamente uma visita a todos os departamentos da empresa é uma atividade que não pode faltar na agenda de um profissional que atua na área. É neste momento que se pode verificar os acertos que devem ser feitos no programa e entender o sucesso ou o insucesso de algumas ações.

Manter um contato constante com os líderes da empresa também é imprescindível para a manutenção do endomarketing, pois eles emitem muitos sinais sobre o andamento do programa em cada departamento.

Saber e conhecer um pouco mais sobre os colaboradores, relacionar-se constantemente com grupos diversificados de profissionais que atuam na empresa e realizar pequenas ações como enviar cumprimentos em datas comemorativas, manter canais de comunicação sempre ativos e abertos e ainda buscar a utilização de habilidades pessoais dos colaboradores para incrementar o programa, são algumas das atividades que se pode colocar em prática para fazer sua manutenção.

É importante ressaltar que o endomarketing é um investimento de médio prazo. Para tornar as ações um sucesso absoluto precisamos trabalhar, muitas vezes, alguns anos. Portanto, a manutenção das ações auxiliam e muito na evolução do programa e geram resultados essenciais para que os objetivos sejam alcançados.

Manutenção, em endomarketing, deve ser sempre palavra de ordem!

Autora: Cibele Ribeiro Gomes Salazar – Consultora Dames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?