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terça-feira, 10 de julho de 2012

Vamos tomar um chá?

Hoje tomo a liberdade de postar um artigo muito interessante, escrito pelo meu colega de trabalho e grande amigo.

Fabiano Schuster
Bacharel em Administração de Recursos Humanos
Pós graduando em Especialização em docência e Gestão educacional
Orientador de Educação Profissional Senac Montenegro
Consultor de Negócios na área de Gestão e Comércio

VAMOS TOMAR UM CHÁ?

Podemos dizer que a capacitação é uma ferramenta que proporciona o aperfeiçoamento ou a inclusão de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. A junção das letras CHA é tudo o que uma função/cargo de uma empresa exige para que o serviço/produto seja bem administrado e de boa qualidade. No entanto, estas atribuições precisam estar bem definidas e atualizadas.

Mas o que é o CHA?
Quando falamos do CHA estamos nos referindo a competências muito importantes, indispensáveis no século XX e agora no século XXI. Quando falamos do C de Conhecimento, nos referimos ao “saber”. Saber se refere a todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da vida como escolas, universidades, cursos, intercâmbios, etc.
Um exemplo da importância desta competência foi a mudança da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento no final do século XX, onde aquilo que se conhece se transformou no principal fator de produção.
Cerca de 55% da riqueza produzida no mundo em 1999 foi gerada pelo conhecimento e não mais por terra, capital, trabalho, energia e matéria-prima, que são os fatores clássicos de produção.
Porém, conhecimento só não basta. Temos que saber fazer. E é isso que trata a competência da Habilidade, que é todo conhecimento que praticamos.
Hoje estamos cientes das dificuldades de muitas pessoas que tem o conhecimento, mas nunca tiveram a oportunidade de colocar em prática, como por exemplo, profissionais formados em Direito, mas que na verdade nem sabem se são bons advogados, pois nunca exerceram a sua profissão.

Um vendedor tem conhecimentos sobre o produto, a empresa, o segmento, dos clientes, ferramentas gerais disponíveis. Mas para ser um vendedor de sucesso ele deve ter habilidades como planejamento de suas vendas, levantar as necessidades de mercado, negociação, abordagem, prospecção.

E as atitudes?
Querer fazer. São os comportamentos que temos diante de situações do nosso cotidiano e das tarefas que desenvolvemos no nosso dia a dia, como ter foco, motivação, iniciativa, criatividade, inteligência emocional, ética, autodesenvolvimento, comprometimento, persistência, enfim, atitudes que o bom profissional do século XXI precisa ter para sobreviver, porque só sobrevive aquele que se adapta.

E você está 100% satisfeito com os comportamentos dos colaboradores de sua empresa? Não?
Talvez esteja na hora de implantar uma Gestão por Competências.
A Gestão de Competências vai trabalhar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes ou os comportamentos que a empresa precisa ter em seus colaboradores para que todos, de forma harmônica, comprometida e organizada, possam seguir o norte direcionado e os objetivos traçados pela organização.

Segundo Chiavenato, “gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis”.

Portanto, como já foi dito anteriormente, estamos na era da gestão e da produção do conhecimento, as atitudes são muito importantes, pois impulsionam o gestor ou o colaborador a colocar em pratica as suas competências.
Pensem Nisso.

Postado por: Janaine Santos Lopes

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