Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O impacto e a importância do feedback

Telma Esmerio
Administradora de Empresas
Diretora da Acerte Assessoria Empresarial
e da Certa Desenvolvimento Humano


Antes de iniciar gostaria de comentar que sou uma grande fã e apreciadora da dança.

Acredito que a dança possibilita grande relaxamento, descontração e auxilia muito para uma melhoria substancial do condicionamento da mente, além, é claro, da melhoria da parte física.

Mas meu objetivo é refletirmos a respeito do tema feedback, que particularmente penso ser um dos assuntos mais polêmicos na atualidade no mundo das empresas, negócios e funcionários, onde as pessoas no geral tem grande dificuldade para dar ou receber.

Assistindo o programa de televisão onde vimos a apresentação do quadro “Dança dos Famosos”, comecei a perceber (embora já soubesse disso) o quanto as pessoas estão despreparadas para trabalhar a questão do feedback. É óbvio que os universos são diferentes; uma coisa é a realidade das empresas e outra é um programa artístico. Mas os fundamentos do feedback são os mesmos em ambos os casos.

Qual é o conceito de feedback?

Feedback é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes a como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice e versa. O feedback deve ser específico ao invés de geral, sendo impessoal. Quando ocorrer o negativo, deve ser descritivo, e não crítico e avaliativo.

Na verdade entendo que este é um processo de aprendizado contínuo; quanto mais fazemos mais aprendemos a trabalhar melhor feedbacks adequados, dentro de uma ótica correta, coerente e justa. Penso que um dos grandes erros é enxergarmos as situações que ocorrem unilateralmente, apenas dentro de nossa individualidade e visão.

Voltando ao programa acima mencionado percebi o quanto “dói” o julgamento injusto, inoportuno e irônico. Ao mesmo passo que o campeão do programa (um jovem gaúcho, por sinal) era elogiado, sua nota não era a coerente com seu extraordinário empenho e desempenho. Na maioria das vezes o discurso dos jurados era um e a nota era outra. Sem ser muito bairrista (que eu sou, sim), o Miguel Roncato deu um verdadeiro show, lutou até o final e acreditou que era capaz de vencer, pois sem dúvida, foi o melhor.


Alguns dos jurados deram notas desconectadas de seus comentários; uma até aplaudiu o Roncato de pé, enaltecendo seu desempenho excepcional e deu nota 9. Será que está certa uma avaliação desta forma? No meu ponto de vista quem é aplaudido de pé merece sim uma nota 10 (neste caso).

Mas como darmos um feedback adequado e bem orientado? Seguem algumas dicas:

• Escolher lugar e horário adequados.
• Planejar o que será dito e abordado. Pensar em exemplos objetivos.
• Nada de exageros ao relatar os pontos fracos.
• Os feedbacks corretivos são os mais difíceis de serem dados. Normalmente a pessoa avaliada se colocará na defensiva.
• Apresentar antes um feedback positivo para criar um “equilíbrio”.

Um ponto que considero fundamental é que antes de dar um feedback é essencial um tempo de preparo, ou seja, tenha um momento de reflexão, analise a forma de colocar as idéias e escolha palavras e termos que criem um clima favorável ao entendimento.

E quando assistirmos programas como este da “Dança dos Famosos” que possamos fazer uma analogia levando para dentro das nossas empresas, e aprendendo a relatar de forma mais clara e harmônica o que queremos expor, deixando de lado as simpatias pessoais e sendo mais coerentes com os fatos que se apresentam.

Se sabemos que o feedback deve auxiliar para uma melhoria de comportamento, obviamente precisamos ser mais assertivos, pois as chances de atingirmos nossos objetivos serão maximizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?