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segunda-feira, 2 de abril de 2012

O AMBIENTE DE TRABALHO

Se pararmos para pensar, o ambiente de trabalho é um local que passamos tanto tempo quanto passamos em casa. Por este motivo é importante que este local seja um local agradável. Você pode contribuir para isso, mas, de que forma???
Bom, em primeiro lugar, todas as empresas possuem regras. Algumas são formalizadas, que são mais fáceis de descobrir quando se inicia a trabalhar na empresa, porém existem as regras informais, que são um pouco mais difíceis de descobrir, mas não impossíveis. Basta que você observe a cultura da empresa e porque não, em conversas com os novos colegas, ir perguntando sutilmente sobre o assunto.
Evite fofocas e formar “grupinhos”. É muito mal visto na empresa aquele colaborador que mal foi contratado e já está fazendo intrigas ou participando de “panelinhas”.
Sempre que algum colega ou mesmo superior merecer, elogie. Mas lembre-se, somente quando a pessoa realmente merecer, pois elogiar por elogiar vai parecer que você é um puxa-saco.
Faça com que as pessoas tenham gosto de estar no ambiente de trabalho. Música ambiente, chimarrão ou mesmo flores podem ser uma boa pedida para tornar o ambiente mais agradável, mas cuidado, lembre-se de pesquisar se isto pode fazer parte do dia-a-dia da empresa, sem chegar com esta novidade de repente.

Por: Janaine Santos Lopes – Facilitadora de Recursos Humanos no Senac Montenegro, Graduanda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

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