Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A diversidade e flexibilidade na contratação de profissionais

Telma Esmerio

Administradora de Empresas

Diretora da Acerte Assessoria Empresarial

e da Certa Desenvolvimento Humano

Vivemos atualmente um momento de reavaliação no que diz respeito ao recrutamento e seleção de profissionais para as empresas.

Hoje tornou-se imprescindível repensarmos o perfil das pessoas que buscamos no mercado de trabalho, avaliando com mais profundidade o que realmente precisamos e até que ponto o perfil que temos definido é o correto e necessário nas nossas empresas.

Os fatores como comprometimento, vontade e dedicação são alguns dos quesitos que tem sido mais procurados incansavelmente pelas empresas que buscam profissionais para preencherem suas vagas. Devido a isto ocorreu uma mudança de alinhamento de perfil das vagas abertas pelas empresas, onde a diversidade começou a ser avaliada como fator positivo nas equipes.

Sendo assim o sexo, a faixa etária, a maturidade, a pouca experiência ou o tipo de experiência, a escolaridade, entre outros, estão sendo reavaliados nas contratações pelas empresas e seus respectivos gestores.

Por este fato os gestores em suas respectivas áreas estão sendo sensibilizados para terem um outro “olhar” no momento da entrevista com seus futuros funcionários, no intuito de abandonarem alguns preconceitos na avaliação destes para contratarem pessoas que, além de equilibrarem mais suas equipes em função da diversidade e das diferenças que trazem, possam corresponder com mais eficácia dentro destas equipes.

Seguem algumas dicas para os gestores, visando facilitar a entrevista final com os futuros contratados:

Examinar seus preconceitos pessoais e dar-lhes o devido desconto;

Evitar perguntas tipo “armadilha”;

Ouvir atentamente o entrevistado e demonstrar interesse por ele;

Fazer perguntas que proporcionem respostas narrativas;

Evitar emitir opiniões pessoais

Encorajar o entrevistado a fazer perguntas sobre a organização e o emprego;

Evitar classificar o candidato com apenas bom, regular ou péssimo.

Para o sucesso maior nos processos seletivos, além é claro dos candidatos possuírem qualidades interessantes para as empresas, os líderes e gestores responsáveis por estas contratações precisam ser mais flexíveis e tolerantes, entendendo melhor o comportamento do mercado de trabalho atualmente, as mudanças no perfil dos candidatos e as dificuldades que hoje encontramos em função do maior volume de vagas abertas e da escassez de mão-de-obra.

O que quero dizer com isso não é de forma alguma que as empresas precisam abandonar seus critérios atuais de seleção de pessoas, mas sim repensar o formato que se tem hoje sobre os perfis das vagas disponíveis, e conseqüentemente realinharem este perfil em função da oferta de mão-de-obra que se tem atualmente. Neste caso, ser mais flexível na visão das empresas e dos gestores auxiliará muito no bom andamento dos processos de recrutamento e seleção.

Da mesma forma que os indivíduos buscam entrar em organizações, seja na tentativa de desenvolvimento profissional, seja por busca de auto-sustento, realização ou crescimento, as empresas buscam indivíduos que possam compor o seu quadro de funcionários. Por isto busca-se um processo “ganha-ganha”, onde ambos os lados, contratante e contratado, fiquem satisfeitos.

Embora sabemos que a filosofia das empresas é mais duradoura e estável, as políticas de RH precisam ser mais mutáveis e mais variáveis. Ou seja, é compromisso da área de Recursos Humanos das empresas alertar seus gestores a respeito de todas essas mudanças e necessidade de flexibilidade com relação aos processos seletivos, valorizando mais a diversidade, com novos critérios na escolha dos candidatos.

E, certamente, a probabilidade do êxito nas contratações será bem maior se este funcionário receber o suporte adequado pela empresa, e empenhar-se dentro das funções que lhe foram delegadas.

Nunca esqueça: não são as diferenças que nos separam; são as opiniões que temos a respeito dos outros. Portanto, liberte-se de seus preconceitos no momento da avaliação dos futuros contratados para a sua empresa, e viva a diversidade e a flexibilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?