Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma das etapas do processo de seleção é... Dinâmica de Grupo!!

É muito comum que uma das etapas dos processos seletivos seja uma dinâmica de grupo. Alguns candidatos só de ouvirem falar este termo já desistem da vaga, principalmente os mais tímidos.

Mas afinal de contas, para que serve esta tal dinâmica?

O objetivo principal das dinâmicas de grupo realizadas nos processos seletivos, é avaliar o comportamento dos candidatos nos trabalhos em equipe, analisar de acordo com suas respostas e argumentação se sua postura condiz com o esperado pela empresa e até mesmo seus gestos podem ser decisivos para a conquista ou perda da vaga.

E qual o comportamento ideal para este tipo de seleção? Será que é melhor ficar quietinho, na minha, ou falar bastante? Depende, na maioria das vezes, nem uma nem outra opção. Ficar muito calado não é uma boa pedida, pois parece que você não tem iniciativa ao mesmo tempo que falar demais e falar o tempo todo não dando espaço para os outros falarem é um ponto extremamente negativo, pois passa a impressão que você acha que sabe tudo e se acha melhor que os outros.

Não queira chamar a atenção pela sua roupa, a menos que você esteja concorrendo a uma vaga para estilista, é claro. Em geral, procure saber como os funcionários da empresa se vestem e procure vestir roupas no mesmo estilo. Cuidado com os gestos, evite roer as unhas, ficar balançando os pés, mexendo o tempo todo no cabelo, etc.

Neste tipo de seleção, não há uma resposta certa. O que vale na maioria das vezes é o argumento que você utiliza para a sua resposta, então se você acha que para aquela clássica pergunta: “Se você fosse um animal, qual gostaria de ser?” a melhor resposta é leão, cuidado, tudo vai depender da vaga para a qual você está se candidatando.

Por: Janaine Santos Lopes – Facilitadora de Recursos Humanos no Senac Montenegro, Graduanda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?