Antes de postar ou comentar, certifique-se de ler nossa Política de Participação no Blog.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

As Equipes e os Dinossauros

Telma Esmerio
Administradora de Empresas
Diretora da Acerte Assessoria Empresarial
e da Certa Desenvolvimento Humano

Meu filho Lucas é um grande “admirador e estudioso” dos dinossauros. Assiste a todos os filmes possíveis, gosta de ver livros com histórias e coleciona dinossauros em seu quarto.

O seu dinossauro preferido é o famoso Tiranossauro Rex (cujo nome significa “Rei dos Tiranos”), e em escala o segundo preferido é o Tricerátopo (que significa “Rosto com Três Chifres”).

Nestes dias ele estava assistindo o clássico da Disney “ Dinossauro” e eu acompanhei o filme, e aos poucos fui começando a associar ao meu trabalho de recursos humanos nas empresas. E qual foi a minha surpresa? Percebi que o que aconteceu com aqueles fantásticos animais gigantescos, se repete muitas vezes nas empresas, ou em certas organizações acaba não acontecendo mesmo.

Vou explicar melhor a analogia que fiz dos dinossauros com as pessoas nos mais diferentes cenários que vivemos.

Definitivamente não somos educados para trabalharmos e vivermos em equipe. Se analisarmos desde nossa educação familiar até o período da escola, e posteriormente no ambiente do trabalho, o que acontece?

- As tarefas de casa normalmente não são divididas adequadamente (sempre alguém assume mais responsabilidades e atribuições), e naturalmente as crianças crescem percebendo isso e se identificando com este mesmo modelo ultrapassado;

- Se pensarmos com profundidade somos mais instigados na convivência familiar a competir do que a interagir, trocar idéias, entender o ponto de vista do outro, compartilhar, buscar um consenso;

- Na escola, é claro, com exceções, no geral sentamos um atrás do outro, em fila, onde, no meu entender isto acaba prejudicando o relacionamento interpessoal (ou seja, não nos olhamos nos olhos);

- Nos trabalhos em grupo as atividades são bem pouco compartilhadas (por exemplo, existe uma divisão dos trabalhos, onde cada um do grupo executa sua tarefa sem uma preocupação com a soma das idéias e das diferentes habilidades das pessoas);

- Não temos nenhuma disciplina no Ensino Fundamental nem tampouco no Ensino Médio intitulada “Relações Interpessoais” ou “Trabalho em Equipe”, sendo que quando nos deparamos dentro de uma empresa temos que aprender “na marra” a fazermos e praticarmos isso, pois esta é uma das principais habilidades desejadas pelas organizações.

É claro que tudo que mencionei acima não é regra. Obviamente existem exceções, uma vez que muitas pessoas carregam o instinto de equipe consigo, mas sabemos que ainda assim, mesmo nos dias atuais, existe grande carência em “praticar” este assunto, não somente na teoria.

Embora este seja atualmente um pré-requisito para conseguir uma oportunidade e manter-se trabalhando, o espírito de coletividade muitas vezes passa longe das prioridades das pessoas, que não dão a devida importância para esta habilidade tão necessária. Quando são questionadas, por exemplo, em uma entrevista de emprego, afirmam que sabem trabalhar bem em equipe, mas na prática são individualistas, não compartilham informações, não conseguem buscar um consenso e demonstram resistência ao lidarem com pessoas com perfis diferentes do seu.

O instinto de sobrevivência em equipe dos dinossauros era surpreendente. Lutavam bravamente em busca de alimento e pela proteção de seus filhotes.

Acredita-se que o Tiranossauro Rex, por exemplo, caçava em bandos, cercando suas vítimas para que não escapassem. Já os Tricerátopos sempre cercavam seus filhotes para protegê-los dos predadores, encarando o inimigo exibindo seus afiados e longos chifres para intimidá-los.

Portanto, depois de conhecer um pouco sobre os dinossauros, mudei minha opinião a respeito deles. Ser “dinossauro”, para mim agora, significa ser um guerreiro, voraz, batalhador, determinado, lutador. Sendo assim, ser chamado de dinossauro, na minha ótica, pode ser sim um elogio!

E por que trabalhar em equipe dá resultado?

• Equipes melhoram a comunicação;
• Equipes são mais criativas e eficientes na resolução de problemas;
• Equipes significam decisões de alta qualidade;
• Equipes se diferenciam enquanto integram.

O que possui uma equipe de verdade:

• Alto senso de responsabilidade compartilhada;
• Comunicação aberta;
• Motivação para a luta;
• Habilidades múltiplas.

Mas o que dá consistência à equipe?

• Propósito;
• Interação e estabilidade;
• Motivação;
• Organização;
• Percepção;
• Espírito de coletividade.

Cultivar a individualidade e respeitar a diversidade, como os dinossauros faziam, bem como lutar bravamente, é essencial para fortalecer nossas equipes, proporcionando assim um ambiente favorável ao crescimento e ao desenvolvimento de todos e das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais suas impressões sobre a postagem lida?